Lazer nos espaços Urbanos

  • Edima Aranha Silva

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância dos espaços urbanos destinados ao lazer e à recreação, uma vez que muitas cidades dispõem de praças, logradouros e áreas sem edificações, mas que são apenas complementos ornamentais e paisagísticos. O trabalho e o cotidiano carregados de significações redundantes e repetitivas alienam a vida, e ainda, atribui-se que o aumento da violência e do vandalismo ocorre com mais freqüência nos bairros onde não existem alternativas de lazer. Nessa perspectiva, o lazer tem caráter de humanizar as cidades, pois contém o lúdico como possibilidade e os espaços de lazer urbano devem ser democráticos, significam vida, recuperam hábitos e culturas na cidade.
Além de criar espaços de lazer e recreação como forma de revitalização da cidade é preciso introduzir formas de identificação social e pertencimento, ou seja, criar possibilidades de inclusão.

Publicado
2005-11-01
Como Citar
SILVA, E. A. Lazer nos espaços Urbanos. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 1, p. 54-69, 1 nov. 2005.
Seção
Artigos