Lazer nos espaços Urbanos
Resumo
O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância dos espaços urbanos destinados ao lazer e à recreação, uma vez que muitas cidades dispõem de praças, logradouros e áreas sem edificações, mas que são apenas complementos ornamentais e paisagísticos. O trabalho e o cotidiano carregados de significações redundantes e repetitivas alienam a vida, e ainda, atribui-se que o aumento da violência e do vandalismo ocorre com mais freqüência nos bairros onde não existem alternativas de lazer. Nessa perspectiva, o lazer tem caráter de humanizar as cidades, pois contém o lúdico como possibilidade e os espaços de lazer urbano devem ser democráticos, significam vida, recuperam hábitos e culturas na cidade.
Além de criar espaços de lazer e recreação como forma de revitalização da cidade é preciso introduzir formas de identificação social e pertencimento, ou seja, criar possibilidades de inclusão.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.