PLANO DE AÇÃO PARA O TURISMO EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE

  • Rita Maria de Paula Garcia

Resumo

Este trabalho realiza uma análise do Plano de Ação para o Turismo 2003 –2006 para Mato Grosso do Sul, atual norteador da atividade turística e importanteinstrumento das políticas públicas estaduais para o setor, que foi lançado pelaFundação de Turismo do Estado, após a iniciativa do Governo Federal em lançar oPlano Nacional de Turismo. O trabalho apresenta as metas e projetos propostos noPlano, com uma análise das ações propostas no período de 2003 a 2004. Com arealização desta análise podem-se identificar quais as melhorias geradas a partir dasmetas propostas no Plano e quais os pontos que merecem maior atenção do órgãogestor do turismo no Estado, a Fundação de Turismo. Algumas visões críticas sãorealizadas com o intuito de gerar melhorias e enfatizar a importância deste objeto deestudo. A falta de pesquisas referente ao planejamento público nos tem mostrado anecessidade de estudos mais aprofundados em relação ao assunto, expondo umanova fase para as políticas públicas no Estado. A elaboração deste trabalho tem afinalidade de promover o resgate da história do turismo e a evolução das políticaspúblicas de turismo do Estado. Por meio das propostas para melhorias da atividadeturística no Estado, busca também a melhoria na qualidade dos serviços que sãoprestados, atraindo um número mais elevado de turistas, e conseqüentemente, ageração de mais empregos para a população, de forma direta e indireta.
Publicado
2015-10-20
Seção
Artigos