A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE ITAPORÃ: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RELAÇÕES/ARTICULAÇÕES COM DOURADOS-MS

  • Cláudio Cristhiano da Silva Nogueira
  • Maria José Martinelli Silva Calixto

Resumo

A pesquisa, ligada ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Geografia), da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, se desenvolve a partir de uma análise das relações estabelecidas entre uma cidade considerada média[1] e uma de pequeno porte. Tomaremos como objeto de análise a cidade de Itaporã/MS e suas relações com Dourados/MS, tendo em vista a proximidade das mesmas e as articulações com relação aos serviços urbanos especializados. A cidade de Itaporã situa-se a17 quilômetros de Dourados e conta com significativo fluxo de pessoas, que migram diariamente à cidade vizinha por diferentes motivos, como: trabalho, lazer, compras, ensino superior, serviços médico-hospitalares mais especializados, dentre outros. Assim, Itaporã acaba estreitando suas relações com Dourados que se coloca como centro fornecedor de produtos e serviços urbanos especializados. As relações entre as duas cidades se acentuam em função das novas formas de trabalho e de produção adotadas no campo, sobretudo, a partir da década de 1970, influenciadas pela inserção de técnicas consideradas modernas na agricultura e o avanço de novas relações de produção.


[1] Vale ressaltar que o interesse pela temática partiu das discussões no grupo de pesquisa sobre Cidades Médias – ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias) , em que participam pesquisadores de varias formações.

Publicado
2015-11-01
Como Citar
NOGUEIRA, C. C. DA S.; CALIXTO, M. J. M. S. A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE ITAPORÃ: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RELAÇÕES/ARTICULAÇÕES COM DOURADOS-MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 22, p. 58-89, 1 nov. 2015.
Seção
Artigos