NOTAS SOBRE O QUADRO URBANO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
O presente trabalho visa a abordar o território sul-mato-grossense, focando no conjunto funcionalmente articulado de cidades que compõe sua estrutura urbana. Formado, em sua maior parte, por cidades pequenas e cidades locais, e algumas, quatro cidades, com maior grau de complexidade funcional e porte populacional, o território sul-mato-grossense denota o curso que o processo de urbanização tomou no estado. A análise dessa estrutura, no âmago do processo de formação territorial e da urbanização do Mato Grosso do Sul, revela-se de significativa importância para compreensão do quadro urbano atual – do papel regional que essas cidades de maior complexidade funcional (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá) exercem sobre suas hinterlândias. Nesse sentido, o ensaio, além de abordar o papel de centralidade atual dessas cidades na rede, volta-se a resgatar, resumidamente, os fatores que determinaram e condicionaram a dinâmica urbana e regional desses centros urbanosDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-11-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
GOMES, Igor Ronyel Paredes; CALIXTO, Maria José Martinelli Silva. NOTAS SOBRE O QUADRO URBANO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 22, p. 156–177, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1423. Acesso em: 31 jan. 2026.




