A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS MOLDES DO CAPITAL: AGRONEGÓCIO NA ESCOLA
Resumo
O presente texto traz questionamentos acerca da intervenção na educação pública por corporações privadas com intuito de propagar ideologias da agricultura capitalista, impondo uma lógica empresarial à educação pública brasileira. Evidenciamos neste artigo aspectos históricos e contraditórios existentes na execução do Programa “Agrinho”, Projeto “Agronegócio na Escola” e pelo grupo “Mães do Agro”. Apresentamos algumas estratégias de disputa pela territorialização do capital nas escolas públicas, por meio de projetos educacionais que inserem a instituição pública escolar na ideologia hegemônica da classe dominante, buscando formar sujeitos aptos ao desenvolvimento agrário mercantil no país. Para tanto, procuramos refletir sobre esses elementos a partir de revisão de literatura fundamentada no método do Materialismo Histórico-Dialético. Por fim, foi possível identificar uma diversidade de estratégicas das associações ligadas ao capital que interferem nas ações pedagógicas das escolas públicas via materiais didáticos, palestras, formações de professores, incentivos aos alunos, premiações, utilizadas para propagar a lógica do sistema capitalista no desmonte da educação pública.
PALAVRAS-CHAVE: Educação pública; agronegócio; capital; ideologia; Agrinho.
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653)
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