A QUESTÃO AGRÁRIA, ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CAMPO NO BRASIL
Resumo
A questão agrária latente no Brasil é resultado dos conflitos de classe no seio do território. O objetivo deste artigo é discutir sobre a questão agrária brasileira contemporânea e as políticas públicas voltadas para o campo. Para isto, Estado e território são entendidos como resultados da luta de classes construída historicamente, na qual, o primeiro representa os interesses das classes dominantes que o compõe, e, o segundo é a expressão concreta das relações capitalistas e suas articulações superestruturais. Discute-se as estratégias de planejamento descentralizado adotadas pelo Estado brasileiro em consonância com as proposições dos órgãos internacionais de crédito como o Banco Mundial e o FMI. Por fim, trata-se da Reforma Agrária e de algumas das consequências impresumíveis do avanço das políticas neoliberais, especialmente pós-golpe de 2016.
PALAVRAS-CHAVE: Estado; Território; Reforma Agrária; Planejamento territorial; Políticas públicas.
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.