RESGATE DA HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS NO SUL DE MINAS: ADAPTAÇÃO DO “MAPPA DE TODO O CAMPO GRANDE” PARA O ATLAS ESCOLAR DE ALFENAS (MG)

  • Márcio Abondanza Vitiello Universidade Federal de Alfenas
  • Luiz Carlos dos Santos Júnior Universidade Federal de Alfenas
  • Mara Helena Lopes Ferreira Universidade Federal de Alfenas

Resumo

O mapa é uma das representações gráficas mais antigas conhecidas pela humanidade. No Brasil, os registros mais antigos datam do século XVI, decorrente do processo de expansão colonial portuguesa. Nesse artigo, apresentamos o processo de adaptação do “Mappa de todo o Campo Grande, cabeceiras do rio São Francisco e Goiazes”, com o objetivo de torná-lo mais inteligível aos olhos daqueles que iniciaram o processo de alfabetização cartográfica e que terão acesso ao Atlas Escolar de Alfenas. A carta original versa sobre a presença de dezenas de grupos quilombolas identificados no decorrer da interiorização bandeirante e que foram mapeados entre 1760 e 1763. Assim, com o objetivo de dar relevância a esse registro histórico, o Atlas Escolar de Alfenas trará uma nova versão deste mapa a fim de reafirmá-lo como herança da existência desses povos na região Sul de Minas Gerais, bem como suas lutas e resistências. Para tal, foi utilizado o sotware Adobe Photoshop versão 22.4.3, e seus recursos básicos de edição de imagem para evidenciar a legenda, o norte geográfico, corrigir imperfeições e acrescentar descrições. Por fim, o mapa adaptado foi incorporado ao Atlas, dialogando com textos, ilustrações e sugestões pedagógicas estabelecendo uma ruptura aos atlas tradicionais.

PALAVRAS-CHAVE: Material Didático; Quilombolas; Cartografia Social; Cotidiano Escolar; Povos Africanos

Publicado
2021-12-24
Como Citar
VITIELLO, M. A.; SANTOS JÚNIOR, L. C. DOS; FERREIRA, M. H. L. RESGATE DA HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS NO SUL DE MINAS: ADAPTAÇÃO DO “MAPPA DE TODO O CAMPO GRANDE” PARA O ATLAS ESCOLAR DE ALFENAS (MG). Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 34, p. 291-308, 24 dez. 2021.
Seção
Dossiê 6ª Jornada Científica da Geografia