ENTRE MUROS E CERCAS: A CONSTITUIÇÃO DA (IN)SEGURANÇA E A SUA VINCULAÇÃO AO PROCESSO DE AUTOSSEGREGAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO SOCIOESPACIAL
Resumo
RESUMO: A construção deste manuscrito possibilita o atravessamento e diálogo sobre temas voltados para a urbanização, cidades, produção do espaço urbano, cotidiano e suas representações. Tem-se por objetivo identificar, dialogar e analisar a constituição da insegurança urbana a partir dos diferentes processos geográficos que, porventura, encontram-se vinculados as tomadas de decisão dos grandes empreendimentos imobiliários que promovem e potencializam o processo de autossegregação e fragmentação socioespacial, alterando de maneira significativa a sociabilidade urbana e suas potenciais trocas. Dadas discussões, problemas e questões resultantes de processos e conflitos engendrados no contexto da cidade contemporânea, possibilitam o estabelecimento de diferentes relações e expressam a existência de uma diversidade significativa e potente. Assim, surge a oportunidade de investigar desde aspectos ligados a dinâmicas complexas e gerais a práticas e discursos subjetivos que orientam os sujeitos para ações objetivas e tomadas de decisão. O debate sobre o público e o privado e a negação da cidade, ou melhor, das trocas e das potencialidades encontradas nela, fazem-se presentes e chamam bastante atenção, sobretudo, pelo atrelamento e vínculo aos processos e as dinâmicas urbanas expressas a partir de diferentes conflitos e intencionalidades. Autossegregação, fragmentação socioespacial, público e privado e segregação socioespacial, insegurança e segurança, são alguns dos conceitos e discussões trabalhados nesse artigo. Para alcançar o objetivo alvitrado foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e leitura de referências clássicas e contemporâneas sobre a temática e, por fim, manuseio e representação de alguns dados estatísticos em torno de diferentes tipologias relacionadas a violência urbana.
PALAVRAS-CHAVE: Insegurança Urbana; Fragmentação Socioespacial; Autossegregação.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.