MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CICLO CÓSMICO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM SILVIANÓPOLIS- MG
Resumo
RESUMO: Durante a pandemia da Covid-19 as manifestações culturais religiosas, para a concretização de seu ciclo cósmico, necessitaram realizar adaptações em seus rituais com o intuito de consolidar a reatualização festiva nos anos de 2020 e 2021. Devido a isso, os rituais tiveram que ser repensados e adaptados para essa nova realidade. Durante a pesquisa dois meios foram identificados para a consolidação festiva e sua ruptura temporal e espacial sendo eles: o itinerário simbólico e o ciberespaço. Para conseguir atingir os objetivos e compreender a Festa de Nossa Senhora do Rosário em Silvianópolis e sua manifestação no espaço e tempo pandêmico, foi essencial aplicar tanto uma análise netnográfica como etnográfica. Para complementar essas observações também foram realizadas entrevistas nos anos de 2020 e 2021 e trabalhos de campo no ano de 2019, período anterior a pandemia no qual a pesquisa sobre a festa já estava sendo realizada, o que foi importante para compreender a festa em seus moldes tradicionais e posteriormente as adaptações de seus rituais. As práticas de resistência e r-existência ao longo do espaço e tempo, compõem as manifestações não deixando a cultura popular do lugar fenecer.
PALAVRAS-CHAVE: Religião; Festa; Pandemia; Covid-19.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.