O PROCESSO DE FINANCEIRIZAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DA ADM: OS CAPITAIS FICTÍCIOS E A GEOGRAFIA DOS INVESTIMENTOS NA ECONOMIA REAL
Resumo
RESUMO: O estudo traz algumas considerações sobre o processo de financeirização, que passou a se manifestar mais nitidamente a partir dos anos de 1990 na economia mundial. Isso mudou o comportamento e as estratégias de acumulação de capital das corporações empresariais, de forma a verificar como a corporação do agronegócio Archer Daniels Midland (ADM) se organizou financeiramente para desenvolver suas estratégias de crescimento. E entre os anos de 2008 a 2021, tal crescimento trouxe reflexos sobre a geografia dos investimentos realizados. Para isso, utilizamos os dados públicos contidos nos Relatórios 10-k que são enviados anualmente pela ADM à Securitities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos, e informações levantadas por meio de outras fontes secundárias e entrevista. Com uma abordagem dialética materialista, o trabalho abrangerá duas crises econômicas mundiais – 2007/2008 e da COVID 19 – e um período de normalidade econômica, para mostrar a relação existente entre seu master trust e a obtenção de crédito em diferentes praças financeiras mundiais e em diferentes períodos.
PALAVRAS-CHAVE: Financeirização; corporações; acumulação de capital; capital fictício; geografia econômica.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.