IMAGÉTICAS DE UM NORDESTE BRASILEIRO PLURAL, DIVERSO E MULTIFACETADO
Resumo
Este artigo faz investigação pautada em um contexto histórico, por meio de movimentos progressivos-regressivos, representativos de uma pesquisa diacrônica. A partir deste, investigam-se desdobramentos que delineiam imagéticas de um nordeste multifacetado, plural, diverso, virtuoso e “moderno”, pautado em duas imagens: agronegócio, produtor de frutas e grãos, a reproduzir primeira imagética na hodiernidade; e o turismo litorâneo, representativo da segunda imagética. Essas imagens, grosso modo, dinamizam/modificam as paisagens e as atividades que englobam escala nacional/internacional, gerando fluxos de commodities e de pessoas, respectivamente. Nesse ínterim, observa-se nova variável que adentra as ambiências litorâneas/sertanejas nordestinas, que adere a novas perspectivas, passando a ter visibilidade não só pelo turismo, mas também pela produção de energia eólica, solar e mais recentemente de hidrogênio verde. Nesse contexto, assiste-se ao delineamento de uma terceira imagética, a qual convencionou-se chamar de o “Nordeste que descobriu os ventos”, e passa a investir de forma pujante na produção de energia “sustentável”, a partir dos ventos, propagando uma imagem virtual e positiva da região fundida ao agronegócio e ao turismo litorâneo. Assiste-se a uma parcela de empresários privilegiados que atuam no setor agrícola, turístico e/ou eólico que eclipsam imagens negativas do passado de um Nordeste pobre, da semiaridez e da fome. Desse modo, cria-se a imagem de uma região de possibilidades a atrair investimentos em âmbito nacional/internacional, contribuindo na concepção do moderno e atrativo. Debruça-se, então, em uma investigação qualitativa, com aferições quantitativas, um estudo exploratório, por meio do qual realizam-se procedimentos técnico-metodológicos como observação, entrevistas, pesquisa documental, levantamento bibliográfico, dados primários/secundários, elaboração de quadros, gráficos e produção cartográfica.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço; Tempo; Agronegócio; Turismo; Eólica; Litoral.
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.