SEPARAR PARA CONTROLAR: OS SENTIDOS DA COMIDA NA CEAGESP DE SÃO PAULO/SP

  • Valmir José de Oliveira Valério Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP https://orcid.org/0000-0002-3540-7754

Resumo

Desde as mais antigas formas de comercialização de alimentos, como as feiras-livres, até a consolidação das grandes cadeias nacionais e internacionais de abastecimento, as distâncias necessárias ao encontro entre produção e consumo têm sido progressivamente aumentadas, com implicações no aumento dos preços e, consequentemente, na redução do acesso aos alimentos, sobretudo para as famílias mais pobres. Nesse âmbito, este artigo tem como objetivo analisar os significados da CEAGESP de São Paulo/SP para o abastecimento alimentar hortifrúti, de maneira a destacar as estratégias de separação e controle perpetradas pelo capital comercial e industrial. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com especial atenção para os conceitos de regimes alimentares internacionais e impérios alimentares. Além disso, foram realizados trabalhos de campo na CEAGESP de São Paulo/SP e no município de Piedade/SP. Antes de articular produção e consumo, os atravessadores instalados nas centrais de distribuição têm a sua existência assegurada na constante separação entre os extremos da alimentação, de maneira cobrar pelo encontro entre ambos. Portanto, faz-se necessário questionar o atual sistema de produção e distribuição de alimentos, de maneira a pensar estratégias para a construção de uma alimentação emancipada do jugo dos atravessadores.

PALAVRAS-CHAVE: Regimes alimentares internacionais; Impérios alimentares; Centrais de abastecimento; Hortifrútis.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP

Professor, Geógrafo e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual estudou as implicações da expansão da cana-de-açúcar para a produção e distribuição de alimentos hortifrútis no estado de São Paulo. Foi bolsista de mestrado do CNPq, no qual estudou os impactos da expansão da agroindústria canavieira para a produção e abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. Foi bolsista de iniciação científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual estudou as implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção de alimentos no município de Flórida Paulista/SP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).

Publicado
2024-07-06
Como Citar
VALÉRIO, V. J. DE O. SEPARAR PARA CONTROLAR: OS SENTIDOS DA COMIDA NA CEAGESP DE SÃO PAULO/SP . Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 39, p. 135-160, 6 jul. 2024.
Seção
Artigos