GÊNERO, SEXUALIDADES E CONCEITOS QUEER NA GEOGRAFIA

Resumo

O presente texto insere-se no debate de gênero e sexualidades na Geografia e é fundamentado teórico-metodologicamente pelas teorias queer. Desta feita, a pergunta que incitou a escrita foi: Quais os conceitos/princípios queer têm sido mobilizados na Geografia? Na tentativa de uma possível resposta, amparo-me na leitura e discussão das teses de doutorado arquivadas no sítio eletrônico da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período 2019-2022 nestas quais os/as autores/as referenciam chaves conceituais queer. Me atenho àquelas elaboradas por Judith Butler. Defendo, por fim, a atitude de um saber/fazer geográfico corporificado, politizado e desvirtuoso.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: Geografias Feministas; Teorias Queer; Posicionalidade; Pesquisa Geográfica.

Biografia do Autor

Victor Dantas Siqueira Pequeno, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/UUCG) com período sanduíche na Facultad de Geografía da Universidad de La Habana (2022.2). Foi Bolsista de Iniciação Científica (2018.2 - 2019.1) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculado a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) da UEMS/UUCG. Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Território e Redes (GTTER) - UEMS/CNPq e pesquisador no Laboratório de Espacialidades Urbanas - LabEU.

Publicado
2024-07-06
Como Citar
PEQUENO, V. D. S. GÊNERO, SEXUALIDADES E CONCEITOS QUEER NA GEOGRAFIA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 39, p. 37-68, 6 jul. 2024.
Seção
Artigos