CHACO-PY EM MOVIMENTO. A PRODUÇÃO TERRITORIAL NAS FRONTEIRAS LATINO AMERICANAS
Resumo
O Pantanal é uma área com 250 mil km² de extensão, situado ao sul de Mato Grosso e a noroeste de Mato Grosso do Sul, no Brasil, e se estende pela Argentina, norte do Paraguai e leste da Bolívia. A extensão territorial total do ambiente na Argentina, Paraguai e Bolívia compreende cerca de 1 (um) milhão de km² que é denominada de Gran Chaco, ou Chaco Sudamericano. Essas duas porções territoriais, Pantanal e Chaco, apresentam características comuns ao apresentarem no tempo presente diversidade ambiental valorizada no mundo moderno como áreas que conservam espécies vegetais e animais considerados únicos no mundo, no entanto a produção e o uso desse ambiente são diferenciados nos diferentes países, produzindo territorialidades diferenciadas. O trabalho pretende refletir sobre a produção da natureza tendo como área de pesquisa o Chaco localizado no território Paraguaio, com reflexões baseadas na ciência geográfica no que se refere à produção e consumo do espaço, a partir da análise da espacialidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
COSTA, Lidiane Almeida; MORETTI, Edvaldo Cesar. CHACO-PY EM MOVIMENTO. A PRODUÇÃO TERRITORIAL NAS FRONTEIRAS LATINO AMERICANAS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 23, p. 135–165, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1869. Acesso em: 31 jan. 2026.




