A OFERTA DO ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO DE REDEFINIÇÃO SOCIOESPACIAL NA ÁREA NOROESTE DA CIDADE DE DOURADOS-MS
DOI:
https://doi.org/10.55028/agb-tl.v1i39.19229Resumo
O artigo analisa alguns dos desdobramentos do processo de redefinição socioespacial da área noroeste da cidade de Dourados-MS, sobretudo aqueles que estão relacionados aos condicionantes socioespaciais da oferta do ensino superior e à inserção/localização das Instituições de Ensino Superior (IES). Para estabelecer essa relação, procurou-se, a partir do trabalho de campo, demonstrar onde se verifica, de forma mais concentrada, a oferta de imóveis para aluguel, direcionados à demanda que se vincula com as IES. Procurou-se, também, demonstrar que, com a intensificação dos fluxos em direção à Cidade Universitária (local onde se inserem duas instituições públicas de ensino), a área noroeste de Dourados passou a se configurar como um vetor de expansão da cidade (ampliação do perímetro urbano e implantação de novos loteamentos).
PALAVRAS-CHAVE: oferta de ensino superior; instituição de ensino superior; demanda habitacional; expansão urbana; redefinição socioespacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.




