IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

  • Edson Rodrigo dos Santos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-6655-5269
  • Alan Rodrigo Antunes Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas
  • Víncler Fernandes Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande

Resumo

A pandemia de COVID-19 afetou sobremaneira diversos países do planeta, inclusive o Brasil, exigindo a adoção de um conjunto de medidas de saúde pública a fim de frear a disseminação do vírus. Dentre estas, o isolamento social foi uma das que mais interferiram em diversos setores do país, inclusive na educação escolar. Neste cenário, como forma de manter o calendário acadêmico e minimizar os impactos de um longo período de paralisação, a UFMS adotou o ensino remoto de emergência (ERE) como alternativa ao ensino presencial. Contudo, o ERE não foi planejado e implementado para recriar um ecossistema educacional on-line, mas sim como um mecanismo temporário que, associado às dificuldades próprias da COVID-19 e suas consequências socioeconômicas, impactou diretamente a aprendizagem de milhares de estudantes. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar os impactos do período pandêmico na formação de estudantes de graduação da UFMS. Para tal, foi adotada uma pesquisa exploratória baseada em pesquisa bibliográfica e documental. Assim, foi identificado que os impactos do período pandêmico na formação dos estudantes podem ser agrupados em três dimensões principais: acesso e domínio de ferramentas tecnológicas, condições socioeconômicas e estado psicoemocional. Essas dimensões, individual ou conjuntamente, impactaram e ainda impactam sobremaneira o aprendizado dos estudantes universitários, ao passo que muitas das ações institucionais adotadas não obtiveram resultados adequados. Dessa forma, faz-se necessária a adoção de um conjunto de medidas estruturadas e alicerçadas em programas de avaliação diagnóstica, planos de intervenção, recuperação e recomposição do aprendizado dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Remoto de Emergência; Universidade; Ferramentas tecnológicas; Condições socioeconômicas; Estado psicoemocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-02-12
Como Citar
RODRIGO DOS SANTOS DA SILVA, E.; RODRIGO ANTUNES , A.; FERNANDES RIBEIRO DE OLIVEIRA , V. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 40, p. 121-147, 12 fev. 2025.
Seção
Artigos