MAPEAMENTO E ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIBEIRÃO BALAINHO / SUZANO (SP)
Resumo
Esta pesquisa consistiu no mapeamento e análise geomorfológica da bacia hidrográfica do Ribeirão Balainho no município de Suzano (SP). Foi realizado mapeamento morfométrico e morfográfico da bacia, além de observações de campo para o levantamento das características físicas associadas à bacia. Para a cartografia geomorfológica utilizou-se técnicas de mapeamento automático e semiautomático, com o uso de modelos digitais de elevação (MDE’s), bem como, fotointerpretação de fotografias aéreas para maior acurácia da morfografia. As modificações morfológicas observadas e os processos de erosão foram associados principalmente ao uso irregular do solo e a modificações superficiais dos terrenos. Os mapas produzidos indicaram uma compartimentação de relevo muito distinta entre alta, média e baixa bacia, onde os falhamentos geológicos e a transição litológica estabelecem as mudanças nas morfologias existentes. Estas distinções também imprimem uma energia potencial forte ao desenvolvimento de processos de encosta.
Publicado
2017-05-30
Como Citar
FLORES, D. M.; OLIVEIRA, D. DE. MAPEAMENTO E ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIBEIRÃO BALAINHO / SUZANO (SP). Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 25, p. 09-42, 30 maio 2017.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.