BARBÁRIE E MODERNIDADE NA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NOS CERRADOS PIAUIENSES
Resumo
Este artigo analisa o processo de ocupação dos cerrados piauienses pelo agronegócio do setor de grãos e sua relação com a concentração da propriedade fundiária, os conflitos no campo e a reprodução de situações de superexploração do trabalho. Para tal análise, foram selecionados os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus e Uruçuí, todos na mesorregião do Sudoeste do Piauí, por apresentarem, nos últimos anos, aumento da produção de grãos, mas também por registrarem conflitos envolvendo grandes empresas e fazendeiros contra comunidades tradicionais, camponeses e posseiros. Abordamos também as ameaças recentes aos Cerrados e seus povos através da delimitação da região do MATOPIBA – áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, definidas como prioritárias para o agronegócio.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-05-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
JESUS, Alex Dias de; FABRINI, João Edmilson. BARBÁRIE E MODERNIDADE NA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NOS CERRADOS PIAUIENSES. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 25, p. 94–116, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/3849. Acesso em: 31 jan. 2026.




