AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE POTENCIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARUÇU/MS
Resumo
Esse conceito de fragilidade potencial pode ser definido como sendo a fragilidade do ambiente natural a partir da integração do tipo de solo, declividade, geologia e índices de pluviosidade. Visando essa integração, sugeriu-se nesta pesquisa avaliar o grau de fragilidade potencial perante estas variáveis, pois as mesmas exercem influência direta sobre o ambiente natural, este ambiente em questão é a bacia hidrográfica do Rio Taquaruçu, localizada à leste do estado de Mato Grosso do Sul. A fragilidade potencial em grande parte da área da bacia se apresenta na classe fraca, mostrando ser uma área que não é extremamente frágil perante aos processos erosivos, mas como também é necessária esta análise, para apontar as fragilidades encontradas, para futuramente auxiliar em possíveis ações e novos estudos que ofereçam um melhor ordenamento à bacia, visando o aumento de seus recursos naturais.
Publicado
2013-11-01
Como Citar
SÃO MIGUEL, A. E.; MEDEIROS, R. B.; DECCO, H. F.; OLIVEIRA, W. DE. AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE POTENCIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARUÇU/MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 18, p. 66-84, 1 nov. 2013.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.