ANÁLISE PARAMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PÂNTANO – MS
Resumo
A bacia hidrográfica do rio Pântano – MS apresenta uma área aproximada de 1.348,6 km², localizada nos municípios de Selvíria, Aparecida do Taboado e Inocência. Dentro de seu território localizam-se dois assentamentos, São Joaquim (35,14 km²) e Alecrim (15,30 km²). Foram utilizadas técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para a elaboração e análise dos mapas de temáticos, que incluíram o uso e cobertura da terra, baseados em classificação supervisionada de uma imagem do satélite Sentinel-2 e avaliação paramétrica do terreno. A classificação supervisionada por regiões foi realizada através do algoritmo Bhattacharya. Os resultados de uso da terra e cobertura vegetal demonstram que a bacia é ocupada por Pastagem: 51%; Vegetação; Silvicultura: 23%; Arbórea: 21%; Água: 2,8; Cana: 1,5%; Solo Nu: 0,5%; Agricultura: 0,2%. Para o método paramétrico de classificação do terreno, a Hipsometria oscilou entre 300 e 549 metros, tendo sua média em 399 metros, a declividade média da área é de 5,72%, as vertentes apresentam uma orientação predominante na direção Sul com a angulação de 163, 17º. Os resultados permitiram ratificar a importância da utilização de técnicas de Sensoriamento Remoto na identificação de uso da terra na bacia do rio Pântano.
Como Citar
VICK, E. P.; SILVA, L. C. DO N.; BACANI, V. M. ANÁLISE PARAMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PÂNTANO – MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 26, p. 87-100, 11.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.