DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO PERFIL PRODUTIVO DO ASSENTAMENTO RURAL 20 DE MARÇO E DOS PEQUENOS AGRICULTORES DO DISTRITO DO ARAPUÁ - TRÊS LAGOAS/MS

  • Jéssica Oliveira Ferreira
  • Iolanda Rodrigues Soares Bispo

Resumo

O atual trabalho visa demostrar a dinâmica do funcionamento das Feiras Agroecológicas, realizadas na UFMS/CPTL, Campus I e II, pelos assentados e pequenos agricultores do Distrito de Arapuá e do assentamento de Reforma Agrária 20 de Março em Três Lagoas. Neste artigo esclareceremos a visão que o camponês tem da terra e da família, é nítido que a terra para ele além de ser fonte de recursos para consumo e produção, também é algo que faz parte da sua vivência e cultura. A realização das Feiras Agroecológicas trouxe para o camponês o aumento da sua renda, possibilitando uma melhor qualidade de vida, além de romperem as vinculações com os “atravessadores” – comerciante situacionista. Através das Feiras Agroecológicas o público da universidade tem acesso a produtos em transição agroecológica, entendidos como alimentos mais saudáveis, pois o agricultor tem a preocupação de realizar a produção livre de venenos que prejudicam a saúde, se diferenciando da produção do convencional.
Como Citar
FERREIRA, J. O.; BISPO, I. R. S. DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO PERFIL PRODUTIVO DO ASSENTAMENTO RURAL 20 DE MARÇO E DOS PEQUENOS AGRICULTORES DO DISTRITO DO ARAPUÁ - TRÊS LAGOAS/MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 26, p. 101-107, 11.
Seção
Artigos