O USO DE GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA – CASO ESPECÍFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO CARRO QUEIMADO – 2016
Resumo
As geotecnologias, principalmente por meio dos SIG (Sistema de Informação Geográfica) tem estado cada vez mais presentes no meio acadêmico, em pesquisas relacionadas à estudos de solo. Esses estudos podem ser ligados à caracterização geológica/geomorfológica de uma área, ou ainda à analises relacionadas ao uso e cobertura vegetal da área de estudo em questão. As informações resultantes dos estudos feitos com auxilio de SIG’s têm sido muito usadas tanto na gestão quanto no planejamento ambiental; nesse artigo é abordada a importância do uso do SIG e é descrito o processo percorrido na elaboração de um mapa relativo ao uso e cobertura do solo na BHRCQ – Bacia Hidrográfica do Rio do Carro Queimado, em Três Lagoas/MS. O mapeamento deixa evidente o avanço da silvicultura na área abrangente da BHRCQ no ano de 2016 – é feita uma análise comparativa com dados – em relação ao ano de 2011; o que sugere uma ligação entre o avanço da silvicultura e o crescimento da indústria relacionada à celulose em Três Lagoas.
Como Citar
LIMA, M. G. O USO DE GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA – CASO ESPECÍFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO CARRO QUEIMADO – 2016. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 26, p. 174-185, 11.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.