ESTUDO COMPARATIVO DAS VARIAÇÕES MICROCLIMÁTICAS EM DISTINTAS UNIDADES DA PAISAGEM NO PANTANAL DO ABOBRAL EM MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Com objetivo de identificar e analisar as diferenças dos padrões higrométricos em distintas unidades da paisagem do Pantanal do Abobral, em Mato Grosso do Sul, essa pesquisa baseou-se no registro e estudo dos dados horários de temperatura e umidade relativa do ar em três unidades de paisagem distintas na área de estudo: uma “Cordilheira”, unidade florestal de cobertura arbórea densa, topograficamente mais elevada em relação às áreas próximas; “Mata ciliar do rio Abobral”, constituída de vegetação ripária; e “Campo Aberto”, constituído de cobertura vegetal rasteira composta por pastagem artificial. Os padrões apontam para um desequilíbrio higrométrico na área antropizada, uma vez que, enquanto na área de “Mata Ciliar” e “Cordilheira” os índices de amplitude térmica diária foram de 7,25°C e 9,59°C, respectivamente, a área de campo com pastagem artificial apresentou amplitude térmica de 20,75°C. Os dados desta pesquisa revelam a importância da atenção para os efeitos microclimáticos resultantes da falta de manejo da pecuária e uso do solo na região
Como Citar
SILVA, M. H. S. DA; GRADELLA, F. DOS S.; DECCO, H. F. ESTUDO COMPARATIVO DAS VARIAÇÕES MICROCLIMÁTICAS EM DISTINTAS UNIDADES DA PAISAGEM NO PANTANAL DO ABOBRAL EM MATO GROSSO DO SUL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 26, p. 186-199, 11.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.