MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS: DEMANDAS, ATORES, MEIOS, CONTRADIÇÕES E FRAGMENTAÇÕES
Resumo
Os movimentos sociais conformam um complexo e contraditório cenário da ascensão de demandas, atores e meios de mobilização, protestos e organização da sociedade civil inéditos na história da humanidade, contudo, coetaneamente também observamos o recrudescimento de setores e grupos extremamente conservadores e reacionários na mesma sociedade que, também se utilizam do experiente dos movimentos sociais para se manifestar em função da manutenção de seus status quo, inclusive, com o apoio das mídias tradicionais e redes sociais de internet. Desta feita, o objetivo geral deste artigo é: construir um artigo científico dissertativo, de abordagem multidimensional - crítico e reflexivo -, acerca dos movimentos sociais contemporâneos, suas demandas, seus atores, seus meios de mobilização, suas contradições e fragmentações. Para tanto, o método de coleta de dados fora o exploratório bibliográfico e, as análises prosseguiram de modo indutivoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
GONÇALVES, Alexandre Honig; JOHNSON, Guillermo Alfredo. MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS: DEMANDAS, ATORES, MEIOS, CONTRADIÇÕES E FRAGMENTAÇÕES. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], n. 26, p. 8–17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/5302. Acesso em: 31 jan. 2026.




