CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA/GEOLÓGICA DO MEGALEQUE DO NEGRO, BORDA SUDESTE DA BACIA DO PANTANAL (MS), NO QUATERNÁRIO
Resumo
É imprescindível compreender a evolução geomorfológica do Megaleque do Negro no Quaternário, tendo em vista à necessidade de contribuir com a preservação, pois estudos que contribuem com as mudanças ambientais na planície pantaneira são incipientes, levando-se em consideração a geomorfologia regional. O Megaleque do Negro está localizado na Bacia do Pantanal (MS), sua origem e evolução iniciou-se através da constituição do lobo antigo, posteriormente ocorreu à construção do lobo pré-atual e com sítio deposicional holocênico denominado lobo atual,se desenvolveu a partir de depósitos distais do megaleque do Taquari. A pesquisa tem como objetivo caracterizar a evolução geomorfológica/geológica do Megaleque do Negro, Borda Sudeste da Bacia do Pantanal (MS), com ênfase no delineamento dos lobos deposicionaise variações ambientais no Quaternário. Quanto à metodologia, utilizaram-se técnicas de interpretação visual de imagens e dados orbitais, assim, a área foi compartimentada em três lobos deposicionais distintos denominados de antigo, pré-atual e atual. Nesse sentido, o avanço nos conhecimentos sobre o Pantanal contribui para a sua preservação enquanto riqueza geológica do povo pantaneiro, sul-mato-grossense e brasileiro.
Como Citar
DE JESUS, L. C.; MACIEL, M. R. R.; MESQUISTA, G. M.; DE SOUZA, D. R.; FACINCANI, E. M.; CORDEIRO, B. M.; RODRIGUES, L. P. CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA/GEOLÓGICA DO MEGALEQUE DO NEGRO, BORDA SUDESTE DA BACIA DO PANTANAL (MS), NO QUATERNÁRIO. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 26, p. 230-242, 11.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.