PLANEJAMENTO REGIONAL NO CENTRO-OESTE: DA VELHA À NOVA SUDECO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a política de planejamento regional da proposta de recriação da SUDECO, extinta em 1990. A partir de precedentes históricos de planejamento regional e integração praticada no país durante o período ditatorial, no ano de 2003 foi editado o Documento Básico de Recriação da SUDECO pelo Grupo de Trabalho Interministerial liderado pelo Ministério da
Integração Nacional, sendo aprovada em 2009 a lei que recriou a instituição e em 2011 a mesma foi regulamentada e nomeado seu primeiro superintendente. Este artigo propõe discutir as bases sobre as quais se firma a proposta da Nova SUDECO, bem como sua relação com os princípios de integração nacional e de planejamento regional que sustentam a política de desenvolvimento do Centro-Oeste, além de, para fins de contextualização, apresentar e estabelecer um paralelo entre a Velha e a Nova SUDECO.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.