DESAFIOS AMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO PLANTIO DE EUCALIPTO NO CERRADO - TRÊS LAGOAS, MS, BRASIL
Resumo
O Cerrado brasileiro abriga uma elevada biodiversidade, desenvolvida ao longo dos tempos e ainda não completamente conhecida. A riqueza natural dos cerrados tem sido fortemente alterada, fragmentada e, em algumas situações, perdida ou colocada em sério risco de desaparecimento, em decorrência das ações humanas. O avanço dos plantios de eucalipto sobre áreas de Cerrado, para dar sustentação às indústrias de papel e celulose, é a mais nova face das alterações ambientais, iniciadas com a chegada do homem às áreas do Brasil Central, mas drasticamente aceleradas a partir da década de 60, com o advento das monoculturas. Esta nova fronteira impõe também novos e importantes desafios, onde a pesquisa, a ética empresarial e as ações do Poder Público devem atuar de forma integrada, de modo a garantir o conhecimento e a preservação dos recursos naturais insubstituíveis desse rico, robusto e, ao mesmo tempo, frágil bioma.
Publicado
2011-11-01
Como Citar
VILELA, M. J. A. DESAFIOS AMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO PLANTIO DE EUCALIPTO NO CERRADO - TRÊS LAGOAS, MS, BRASIL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 14, p. 123-140, 1 nov. 2011.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.