DESAFIOS AMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO PLANTIO DE EUCALIPTO NO CERRADO - TRÊS LAGOAS, MS, BRASIL
Resumo
O Cerrado brasileiro abriga uma elevada biodiversidade, desenvolvida ao longo dos tempos e ainda não completamente conhecida. A riqueza natural dos cerrados tem sido fortemente alterada, fragmentada e, em algumas situações, perdida ou colocada em sério risco de desaparecimento, em decorrência das ações humanas. O avanço dos plantios de eucalipto sobre áreas de Cerrado, para dar sustentação às indústrias de papel e celulose, é a mais nova face das alterações ambientais, iniciadas com a chegada do homem às áreas do Brasil Central, mas drasticamente aceleradas a partir da década de 60, com o advento das monoculturas. Esta nova fronteira impõe também novos e importantes desafios, onde a pesquisa, a ética empresarial e as ações do Poder Público devem atuar de forma integrada, de modo a garantir o conhecimento e a preservação dos recursos naturais insubstituíveis desse rico, robusto e, ao mesmo tempo, frágil bioma.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-11-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
VILELA, Maria José Alencar. DESAFIOS AMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO PLANTIO DE EUCALIPTO NO CERRADO - TRÊS LAGOAS, MS, BRASIL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , [S. l.], v. 1, n. 14, p. 123–140, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/619. Acesso em: 19 jan. 2026.




