A QUESTÃO AGRÁRIA NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO: breves considerações
Resumo
O estudo da questão agrária na atualidade não deve prescindir de uma análise histórica, para se ter uma visão mais ampla do processo de formação agrária do país e propiciar um entendimento das relações que se processaram, ao longo da história, e que, de alguma forma, ajudam a explicar a situação atual. Durante o processo de produção do espaço agrário brasileiro sempre houve um domínio do latifúndio monocultor, mantendo uma estrutura exploratória, beneficiando pequena parte da população, a elite, em favor da exploração da maior parte dos trabalhadores do campo. Esse texto pretende realizar um resgate dos principais fatos históricos que contribuíram para a formação econômica brasileira, analisando-os de forma sucinta. Para tanto, foram utilizados importantes autores que deram suas contribuições para o entendimento da questão agrária no país, tais como, Caio Prado Júnior, José de Souza Martins, dentre outros.
Publicado
2011-05-01
Como Citar
TEIXEIRA, J. C. A QUESTÃO AGRÁRIA NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO: breves considerações. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 13, p. 135-154, 1 maio 2011.
Edição
Seção
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.