FATORES DA EXPANSÃO DO COMPLEXO SOJICULTOR NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Resumo
O presente artigo é fruto das discussões do segundo capítulo da tese de doutorado intitulada: A EMBRAPA/SOJA em Londrina-PR a pesquisa agrícola de um país moderno que analisou a criação da EMBRAPA/Soja em Londrina como parte integrante do projeto nacional desenvolvimentista, idealizado a partir da década de 1930. E tem como objetivo discutir as principais políticas estatais que deram fomento a expansão da soja no Brasil. A expansão da soja no território nacional a partir da década de 1960 teve influencia direta da demanda internacional por essa oleaginosa, além de atender a demanda interna, proveniente da crescente urbanização e mudança nos hábitos de alimentação da população brasileira. Assim, as políticas agrícolas após o deslanche do processo de modernização da agricultura (1964) beneficiaram as culturas de caráter comercial direcionada a exportação em particular a soja. Dentre as políticas implementadas pelo Estado que beneficiaram direta e indiretamente a expansão da soja no território nacional destacam: o crédito rural, programa de preços mínimos, incentivo ao plantio de trigo, POLOCENTRO, PRODECER dentre outros.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-05-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Como Citar
CAMPOS, Margarida Cássia. FATORES DA EXPANSÃO DO COMPLEXO SOJICULTOR NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], n. 11, p. 6–36, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/653. Acesso em: 31 jan. 2026.




