O ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTREVISTA COM PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Os professores das séries/anos iniciais do ensino fundamental têm muitas dúvidas a respeito do ensino de geografia agrária. Em seu processo de formação acadêmica e de educação continuada estas questões não foram construídas de maneira satisfatória. Assim, vamos conhecer o que os professores pensam acerca desse assunto a partir de uma pesquisa com os docentes da escola Raquiel Jane Miranda, no município de Paulicéia/SP, no ano de 2005. As principais questões que foram lançadas para o debate estão relacionadas ao ensino da geografia, a questão agrária, aos pressupostos teórico-metodológicos da geografia e ao PCN de geografia. Com esta pesquisa pudemos dar voz aos professores para expressarem sua opinião sobre o assunto e assim tentarmos encontrar quais são suas maiores dificuldades para que o ensino de geografia agrária nas séries/anos iniciais do ensino fundamental ocorra de maneira plena.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.