O ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTREVISTA COM PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rodrigo Simão Camacho

Resumo

Os professores das séries/anos iniciais do ensino fundamental têm muitas dúvidas a respeito do ensino de geografia agrária. Em seu processo de formação acadêmica e de educação continuada estas questões não foram construídas de maneira satisfatória. Assim, vamos conhecer o que os professores pensam acerca desse assunto a partir de uma pesquisa com os docentes da escola Raquiel Jane Miranda, no município de Paulicéia/SP, no ano de 2005. As principais questões que foram lançadas para o debate estão relacionadas ao ensino da geografia, a questão agrária, aos pressupostos teórico-metodológicos da geografia e ao PCN de geografia. Com esta pesquisa pudemos dar voz aos professores para expressarem sua opinião sobre o assunto e assim tentarmos encontrar quais são suas maiores dificuldades para que o ensino de geografia agrária nas séries/anos iniciais do ensino fundamental ocorra de maneira plena.

Publicado
2010-05-01
Como Citar
CAMACHO, R. S. O ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTREVISTA COM PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, n. 11, p. 99-125, 1 maio 2010.
Seção
Artigos