PROCESSO DE PERIURBANIZAÇÃO EM ALDEIA (CAMARAGIBE-PE): O AVANÇO DA URBANIZAÇÃO E AS PERMANÊNCIAS RURAIS

  • Ailson Barbosa da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de periurbanização em Aldeia (Camaragibe/PE) e as consequências do avanço da urbanização em direção à parte Oeste da RMR (Região Metropolitana do Recife). O processo é percebido a partir da produção de empreendimentos imobiliários residenciais em meio ao espaço tradicionalmente rural. Assim, verifica-se uma mudança na forma de uso do solo com uma forte pressão urbana, ainda que permaneçam atividades rurais tradicionais. O resultado é a conformação de uma região marcada pela plurifuncionalidade de uso do solo e pela diversidade da paisagem com a mistura de elementos rurais e urbanos. O texto é dividido em duas partes: na primeira é realizada uma revisão de literatura com uma reflexão a respeito dos conceitos de periurbanização e espaço periurbano. Na segunda parte buscou-se demonstrar o processo de periurbanização em Aldeia com destaque para a produção de condomínios horizontais. São também descritas as consequências do processo de fixação da população nos novos empreendimentos imobiliários que passam a se refletir em mudanças na forma de exploração de uso do solo, na estrutura social e na paisagem.PALAVRAS-CHAVE: Rural; Periurbanização; Espaço Periurbano; Condomínios horizontais; Aldeia. 

Biografia do Autor

Ailson Barbosa da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
É doutor em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e professor daUniversidade Estadual do Maranhão.

Referências

ANDRADE, Ana Karina Nogueira de. O lugar em Aldeia: significado, valores, percepções e atitudes dos moradores dos condomínios residenciais em Aldeia, Camaragibe – PE/ Dissertação - Ana Karina Nogueira de Andrade – Recife: o autor, 2006.

ASENSIO, Pedro José Ponce. Cambios sociales y espaciales en espacios perirubanos del País Valenciano. Un caso particular: El Puig de Santa María. Trabalho de fim de curso. 2001.

COSTA, Yara Maria Marinho da. O fenômeno do granjismo e os loteamentos em Carpina. In Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Recife: FUNDAJ, 1960.

ESPAÑA, Elisabeth Delios. La agricultura en espacios periurbanos en el municipio de Alboraya. Valencia: Universidad de Valencia, 1991.

MIRANDA, Lívia Izabel Bezerra de. Produção do espaço e planejamento em áreas de transição rural-urbana: o caso da Região Metropolitana do Recife – PE. Tese/Lívia Miranda. – Recife: O autor, 2008.

SILVA, A. B. Dinâmica de periurbanização na franja urbana-rural de Camaragibe: transformações espaciais e condição ocupacional dos moradores pobres num quadro de desigualdade social / Dissertação - Ailson Barbosa da Silva. – Recife: O autor, 2011.

SILVA, Ailson Barbosa da. A QUESTÃO PERIURBANA E O NOVO ESPAÇO DE OPORTUNIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE: O CASO DE ALDEIA (CAMARAGIBE⁄PE). Revista Percurso, v.4, n.1, p.85-98, Maringá, 2012.

SILVA, Ailson Barbosa da. A reconfiguração de uma periferia de amenidades: à procura da natureza em Aldeia (Camaragibe-PE). Tese de Doutorado – Ailson Barbosa da Silva. – Recife: O autor, 2015.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano – 2ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SUDENE. Uma Política de Desenvolvimento Econômico para o Nordeste (GTDN). 3ª edição, Recife, 1978.

Seção
Artigos