TRABALHO DE CAMPO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO SEMIÁRIDO NORTE MINEIRO

  • Gustavo Henrique Cepolini Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Lucas Augusto Pereira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ivani Batista Paim Universidade Estadual de Montes Claros
  • Célia de Assis Mata Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

O presente ensaio visa sistematizar as ações oriundas do trabalho de campo na formação do professor de Geografia, tendo como base uma experiência no semiárido Norte Mineiro. Assim, este estudo objetiva demonstrar o trabalho de campo como um procedimento metodológico para auxiliar professores, tanto da educação básica, quanto do ensino superior, cuja justificativa está atrelada a uma proposta teórico-metodológica em consonância com outros recursos didático-pedagógicos na formação inicial e continuada dos professores de Geografia. Assim, realizou-se um trabalho de campo em três municípios do Semiárido Norte Mineiro, a saber: Buritizeiro, Pirapora e Várzea da Palma, com duas turmas do Curso de Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros, sendo o 1° e o 6° períodos, visando analisar algumas dinâmicas locais e regionais à luz das concepções geográficas. A metodologia foi desenvolvida juntamente com os estudantes do 6° período, que organizaram as atividades do trabalho de campo e apresentaram aos estudantes do 1° período. Por fim, após a realização das atividades juntamente com os acadêmicos, aplicouse uma avaliação do trabalho de campo, elaborada por meio de um relatório técnico e fotográfico sobre o trabalho de campo. 

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo; Formação do Professor; Ensino de Geografia. 

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros
Geografia > Geografia Humana
Publicado
2019-05-31
Como Citar
FERREIRA, G. H. C.; SILVA, L. A. P. DA; PAIM, I. B.; MATA, C. DE A. TRABALHO DE CAMPO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO SEMIÁRIDO NORTE MINEIRO. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 29, p. 53-70, 31 maio 2019.
Seção
Artigos