AS DISPUTAS PARADIGMÁTICAS E O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Resumo
No presente artigo ressaltamos o debate paradigmático como método de interpretação e proposição que que caracteriza o desenvolvimento territorial. Tendo o campo como referência, destacamos o Paradigma do Capitalismo Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA). O primeiro, parte da compreensão de que o capitalismo é uma totalidade, propondo soluções para o combate à pobreza dentro desse modo de produção. O segundo, parte da defesa dos povos do campo que não produzem relações capitalistas, propondo sua emancipação. Mostramos como as análises sobre o desenvolvimento territorial feitas no PCA se embasam em critérios como a descentralização administrativa, a busca pelo consenso entre os grupos sociais e a inexistência do conflito. Por outro lado, as análises que são feitas no PQA partem da consideração da luta de classes como um fator estrutural do capitalismo, entendendo que o reconhecimento dessa conflitualidade é fundamental para o desenvolvimento dos territórios onde vivem as populações subalternas.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Territorial; Paradigma do Capitalismo Agrário; Paradigma da Questão Agrária.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.