TERRITÓRIO, IDENTIDADE E SOCIABILIDADE: SKATE E HIP-HOP EM TRÊS LAGOAS/MS

  • Matheus Guimarães Lima Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa qualitativa em Geografia que teve como objetivo analisar os processos e dinâmicas socioespaciais relacionados às práticas de lazer e sociabilidade de jovens skatistas e adeptos da cultura hip-hop em Três Lagoas/MS. Com esse objetivo, buscamos compreender como as redes de sociabilidade se delineiam, a partir de identidades compartilhadas. Para tanto, apoiamo-nos nos conceitos e noções de: espaço, território/territorialidade, sociabilidade e identidade. Em Três Lagoas, os skatistas e adeptos do hip-hop, têm seu território constituído, sobretudo, pela pista de skate localizada na Lagoa Maior, onde o poder que exercem é visível, diante de simbolismos e práticas próprias, que incidem em processos de reprodução e apropriação do espaço, logo, de territorialização. Na pesquisa que resultou no presente texto, realizamos pesquisas de campo e conduzimos entrevistas, sob os preceitos metodológicos da observação participante, que possibilita que o pesquisador se insira em situações de convívio social com os sujeitos que estão sob análise, consequentemente possibilitando traçar um panorama tão próximo quanto possível da realidade.

Biografia do Autor

Matheus Guimarães Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Doutorando em Geografia - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Mestre em Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Publicado
2020-06-01
Como Citar
LIMA, M. G. TERRITÓRIO, IDENTIDADE E SOCIABILIDADE: SKATE E HIP-HOP EM TRÊS LAGOAS/MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 31, p. 260-289, 1 jun. 2020.
Seção
Artigos