GERAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ BASTOS, CANAPI/AL
Resumo
Em função dos impactos que a destinação inadequada dos resíduos causa ao meio ambiente, a temática tem sido debatida mundialmente. Em uma sociedade consumista como a atual, a geração de resíduos é inevitável; sendo que o aumento exagerado da produção e o descarte incorreto constituem os maiores problemas. Sendo assim, para a escola é de vital importância criar uma consciência ambiental nos educandos, tornando-os atores com novas atitudes e interesse pelo meio ambiente a fim de garantir qualidade de vida para a atual e as futuras gerações. O presente trabalho tem por finalidade discutir a problemática do lixo escolar, visando gerar uma mudança comportamental e formação de novos hábitos nos discentes. Sendo assim, o objetivo do trabalho é discutir a questão do lixo na Escola Estadual Luiz Bastos em Canapi-AL, verificando e propondo ações educativas que conscientizem, alertem e minimizem a produção e descarte desses resíduos. Para tanto, além de revisão bibliográfica, foi realizado aula expositiva, registro fotográfico, entrevistas, palestras, oficinas e seminário de socialização. Como resultado, verificou-se que os alunos obtiveram novos conhecimentos sobre o assunto e mudaram comportamento em relação à produção e descarte de resíduos no ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVE: conscientização, escola, meio ambiente, resíduos sólidos.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.