VALIDAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES DAS IMAGENS DOS SATÉLITES LANDSAT 8 E SENTINEL-2 NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO RIBEIRÃOZINHO/MS
Resumen
Este trabalho comparou as classificações digitais das imagens dos satélites Landsat 8 (OLI) e Sentinel-2 (MSI), utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG) SPRING®, sem realizar edições pós-classificatórias com o intuito de manter uma classificação “crua” para validar os resultados de acordo com o melhor potencial de classificação sobre uma das imagens de satélite. O córrego Ribeirãozinho está localizado no município de Selviria/MS. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas imagens de radar da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) e imagens dos satélites Landsat 8 (OLI), onde realizou-se a fusão com a banda 8 (Pancromática), obtendo como produto final uma imagem com resolução espacial de 15 m, e Sentinel-2 (MSI), com resolução espacial de 10 m, ambas imageadas em 2016. Foram empregadas técnicas de Processamento Digital de Imagem (PDI) para obter uma melhor qualidade visual das imagens. Após as imagens serem classificadas, aplicaram-se os índices de Exatidão Global e Kappa para a validação das classificações, onde ambas as classificações apresentaram resultados semelhares e satisfatórios.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Cómo citar
BRAZ, Amanda Moreira; BRAZ, Adalto Moreira; BARROS, Matheus Henrique Souza; MIRANDOLA GARCIA, Patricia Helena. VALIDAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES DAS IMAGENS DOS SATÉLITES LANDSAT 8 E SENTINEL-2 NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO RIBEIRÃOZINHO/MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], n. 26, p. 47–58, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/5286. Acesso em: 31 jan. 2026.




