OS IMPACTOS CAUSADOS PELO FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA ROSA PARA A COMUNIDADE CAMPONESA DO ASSENTAMENTO SANTA ROSA, ITAQUIRAÍ-MS

  • Gabriela Alves Maciel Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rodrigo Simão Camacho Universidade Federal da Grande Dourados

Abstract

RESUMO: Nesse trabalho apresentamos uma discussão sobre o fechamento da Escola Municipal Santa Rosa, localizada no assentamento rural Santa Rosa, município de Itaquiraí/MS. O objetivo foi compreender o processo de fechamento da escola e identificar os impactos negativos, decorrentes dessa ação, na comunidade envolvida, o assentamento Santa Rosa. Discutimos o significado da escola para a comunidade e como o seu fechamento impactou negativamente na vida dos estudantes e da comunidade. Como metodologia, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e o diretor da escola que trabalhavam na época de seu fechamento, com pais e mães de estudantes e, também, moradores das comunidades que foram afetadas. A fonte bibliográfica principal analisada nesta pesquisa foi o Dicionário da Educação do Campo. A pesquisa bibliográfica possibilitou a interpretação das informações coletadas à luz das produções teóricas sobre Educação do Campo trazendo, assim, contribuições para compreensão das estratégias de luta dos movimentos socioterritoriais camponeses pela afirmação da Educação do Campo e da importância dos saberes produzidos pelos camponeses na afirmação de seu modo de vida. Nesse sentido, consideramos que o fechamento de uma escola do campo é um grande retrocesso e vai contra todos os princípios fundamentais da Educação do Campo.

Palavras-chave: Educação do Campo; Escola Municipal Santa Rosa; Fechamento de Escolas do Campo; Assentamento.

 

Published
2022-07-21
How to Cite
MACIEL, G. A.; CAMACHO, R. S. OS IMPACTOS CAUSADOS PELO FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA ROSA PARA A COMUNIDADE CAMPONESA DO ASSENTAMENTO SANTA ROSA, ITAQUIRAÍ-MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 35, p. 126-152, 21 Jul. 2022.
Section
Artigos