A CIDADE E O URBANO NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Este artigo refere-se ao projeto de iniciação científica “A cidade e urbano no cotidiano escolar” vinculado ao projeto de pesquisa “Abordagens teóricas e práticas da cidade e do urbano” desenvolvido a partir de 2014, no Curso de Geografia da UFMS, Campus de Três Lagoas. A presente proposta objetivou conhecer e analisar o ensino de geografia na escola pública, segundo os referenciais teóricos e a prática educativa. Por meio dos conceitos de cidade e urbanização conhecemos os recursos utilizados em uma escola pública de Três Lagoas-MS, dialogamos com os professores e realizamos atividades diagnósticas com alunos do ensino fundamental buscando identificar se, de fato, os estudantes se apropriam dos conceitos geográficos. O cotidiano escolar revela especificidades no perfil das turmas, na prática do professor e aponta para necessidade de encontros periódicos entre os pares da disciplina, bem como cursos de formação continuada voltados para ensino.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.