A CONSOLIDAÇÃO DO COMPLEXO DE CELULOSE E PAPEL NA REGIÃO LESTE DE MATO GROSSO DO SUL: Estudo de caso do município de Selvíria

  • Silas Rafael da Fonseca
  • Antonio Thomaz Junior

Abstract

Com a chegada das empresas de papel e celulose no município de Três Lagoas acabam por fazer com que a Região leste de Mato Grosso do Sul torne-se a principal área de expansão do monocultivo de eucalipto. Mesmo com as fábricas instaladas no município Três Lagoas os impactos sociais e ambientais são sentidos em toda a região pelo plantio de eucalipto nas antigas fazendas de gado, causando impactos negativos no campo e na cidade. Selvíria é um exemplo disso, quando vemos como os plantios de eucalipto tem gerado dificuldades para a produção das famílias camponesas. Assim, notamos que o território do agronegócio (monocultivo de eucalipto) e o território camponês não convivem pacificamente, de modo que o conflito está posto, com sérioS rebatimentos para os camponeses, a vida e o trabalho no campo.
Published
2014-05-01
How to Cite
FONSECA, S. R. DA; THOMAZ JUNIOR, A. A CONSOLIDAÇÃO DO COMPLEXO DE CELULOSE E PAPEL NA REGIÃO LESTE DE MATO GROSSO DO SUL: Estudo de caso do município de Selvíria. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 19, p. 75-103, 1 May 2014.
Section
Artigos