A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA REGIÃO DE ANDRADINA E A CRISE DA REPRODUÇÃO DO CAPITAL

  • Carlos Vinicius Xavier

Abstract

Atualmente, ocorre no campo brasileiro um processo de elevação dos investimentos na produção de agrocombustíveis, em que se destaca a expansão da produção de etanol. Nesse contexto observa-se, de forma mais intensa no interior do estado de São Paulo, uma nova fase de expansão da canavicultura, a qual se insere a região de Andradina.
Considerando que o avanço da monocultura da cana na região tem ocorrido principamente por relação de arrendamento de terras, discuti-se neste artigo a conformação de um cenário que marca ocorrência de um processo de intensificação da transferência de renda para o capital sucroalcooleiro.
Verifica-se nesse contexto que, mesmo com essa intensificação, tal processo não tem contemplado os pressupostos da reprodução do capital. Procura-se aqui, mostrar uma análise que contrarie a leitura de que, em decorrencia do avanço do capital agroindustrial canavieiro, esse seria capaz de gerar para si um processo de acumulação ascendente.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2010-05-01
How to Cite
XAVIER, C. V. A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA REGIÃO DE ANDRADINA E A CRISE DA REPRODUÇÃO DO CAPITAL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 11, p. 55-80, 1 May 2010.
Section
Artigos