DIAGNÓSTICO DA COMPOSIÇÃO RIPÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO TABOCA, NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS – MS – 2014
Resumen
Apesar da garantia de legislações e resoluções, o avanço da atividade silvipastoril na região leste do estado de Mato Grosso do Sul tem ameaçado a conservação da vegetação ripária, especificamente na Bacia Hidrográfica do Córrego Taboca, localizada entre as coordenadas geográficas 20°21’60” S e 20°30’00” S e 52° 02’ 12” W e 52° 14’ 60” W. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico de áreas frágeis próximas a margem do rio, que devem ser conservadas como Áreas de Preservação Permanente – APP. Para isto, foram feitas medições em escalas de 20m, 60m, 100m, 170m, 210m e 250m de distância do curso d’água, por meio de registros no campo. Em seguida, os dados foram manipulados através da ferramenta “mapa de distâncias”, que permitiu medir as vegetações ripárias classificadas como: Mata ciliar, Mata Galeria, Vegetação Palustre e Ausência de Vegetação Natural e, consequêntemente, proceder uma análise qualitativa da paisagem. Concluiu-se que a BHCT apresenta predomínio de Mata Ciliar e Mata Galeria preservadas no Alto Curso. No Médio Curso, houve predomínio de Vegetação Palustre e, por fim, no Baixo Curso verificou-se a Ausência de vegetação Natural desde a distância mínima de 20 metros do curso d’água.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-11-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Cómo citar
RODRIGUES, Andréia da Cruz; MIRANDOLA GARCIA, Patricia Helena; PINTO, André Luiz. DIAGNÓSTICO DA COMPOSIÇÃO RIPÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO TABOCA, NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS – MS – 2014. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 22, p. 178–192, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1424. Acesso em: 31 jan. 2026.




