A CONSOLIDAÇÃO DO COMPLEXO DE CELULOSE E PAPEL NA REGIÃO LESTE DE MATO GROSSO DO SUL: Estudo de caso do município de Selvíria
Resumen
Com a chegada das empresas de papel e celulose no município de Três Lagoas acabam por fazer com que a Região leste de Mato Grosso do Sul torne-se a principal área de expansão do monocultivo de eucalipto. Mesmo com as fábricas instaladas no município Três Lagoas os impactos sociais e ambientais são sentidos em toda a região pelo plantio de eucalipto nas antigas fazendas de gado, causando impactos negativos no campo e na cidade. Selvíria é um exemplo disso, quando vemos como os plantios de eucalipto tem gerado dificuldades para a produção das famílias camponesas. Assim, notamos que o território do agronegócio (monocultivo de eucalipto) e o território camponês não convivem pacificamente, de modo que o conflito está posto, com sérioS rebatimentos para os camponeses, a vida e o trabalho no campo.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-05-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Cómo citar
FONSECA, Silas Rafael da; THOMAZ JUNIOR, Antonio. A CONSOLIDAÇÃO DO COMPLEXO DE CELULOSE E PAPEL NA REGIÃO LESTE DE MATO GROSSO DO SUL: Estudo de caso do município de Selvíria. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 19, p. 75–103, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/409. Acesso em: 31 jan. 2026.




