POLÍTICAS NEOLIBERAIS E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES POSSÍVEIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Gabriel Silveira Faria Universidade Federal de Alfenas
  • André de Paula Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Sandra de Castro de Azevedo Universidade Federal de Alfenas

Resumo

O estágio supervisionado é um importante momento na formação inicial, uma vez que permite ao futuro profissional vivenciar o campo de trabalho onde vai atuar e fazer uma reflexão teórica sobre o que observa e sobre suas práticas. Este artigo é resultado de um estágio supervisionado com atitude investigativa realizado durante o ensino remoto emergencial, além das atividades didático-pedagógicas e do processo ensino aprendizagem, este estágio se dedicou também a identificar as políticas neoliberais que estão presentes na educação e que aparecem de forma direta ou indireta no cotidiano do professor da educação básica. Acompanhar aulas, reuniões da gestão, reuniões por área e  conselho de classes permitiu perceber como a política neoliberal transforma a gestão da escola em formato de empresa, ataca a autonomia docente e da gestão e intensifica a ideia de meritocracia nos alunos. Um estágio docente realizado de forma investigativa, mesmo no ensino remoto, pode contribuir para a formação inicial docente, desde que a relação entre a universidade e a escola seja de proximidade e confiança.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente; Política Educacional; Projeto de Vida; Ensino Médio em Tempo Integral.

Publicado
2021-12-24
Como Citar
FARIA, G. S.; SILVA, A. DE P.; AZEVEDO, S. DE C. DE. POLÍTICAS NEOLIBERAIS E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES POSSÍVEIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 34, p. 249-269, 24 dez. 2021.
Seção
Dossiê 6ª Jornada Científica da Geografia