ANÁLISE PARAMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PÂNTANO – MS
Resumen
A bacia hidrográfica do rio Pântano – MS apresenta uma área aproximada de 1.348,6 km², localizada nos municípios de Selvíria, Aparecida do Taboado e Inocência. Dentro de seu território localizam-se dois assentamentos, São Joaquim (35,14 km²) e Alecrim (15,30 km²). Foram utilizadas técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para a elaboração e análise dos mapas de temáticos, que incluíram o uso e cobertura da terra, baseados em classificação supervisionada de uma imagem do satélite Sentinel-2 e avaliação paramétrica do terreno. A classificação supervisionada por regiões foi realizada através do algoritmo Bhattacharya. Os resultados de uso da terra e cobertura vegetal demonstram que a bacia é ocupada por Pastagem: 51%; Vegetação; Silvicultura: 23%; Arbórea: 21%; Água: 2,8; Cana: 1,5%; Solo Nu: 0,5%; Agricultura: 0,2%. Para o método paramétrico de classificação do terreno, a Hipsometria oscilou entre 300 e 549 metros, tendo sua média em 399 metros, a declividade média da área é de 5,72%, as vertentes apresentam uma orientação predominante na direção Sul com a angulação de 163, 17º. Os resultados permitiram ratificar a importância da utilização de técnicas de Sensoriamento Remoto na identificação de uso da terra na bacia do rio Pântano.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Cómo citar
VICK, E. P.; SILVA, L. C. DO N.; BACANI, V. M. ANÁLISE PARAMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PÂNTANO – MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 26, p. 87-100, 11.
Número
Sección
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.




