ANÁLISE DA VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) ESTRADA PARQUE DE PIRAPUTANGA, MUNICÍPIOS DE AQUIDAUANA E DOIS IRMÃOS DO BURITI (MS)

  • Lidiane Perbelin Rodrigues
  • Vanessa Aline Wagner Leite
  • Lucy Ribeiro Ayach

Resumen

O presente artigo objetivou realizar uma análise da vulnerabilidade à perda de solo na Área de Proteção Ambiental (APA) Estrada-Parque Piraputanga, através da adaptação da metodologia de Crepani et al. (2001). A APA encontra-se localizada nos municípios de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti, no estado de Mato Grosso Do Sul (MS), região do médio curso da Bacia Hidrográfica do Rio Aquidauana, com presença de córregos como Fundo, Morcego, Paxixi, Das Antas, Piraputanga, Benfica e Ribeirão Vermelho. A criação desta APA objetivou proteger o conjunto paisagístico da Serra de Aquidauana, ramificação do Planalto de Maracajú-Campo Grande, bem como a Bacia Hidrográfica do Rio Aquidauana. Os resultados apontam que 61,33% da área de estudo apresentam vulnerabilidade Média; 36,67% vulnerabilidade Alta, e; 2% vulnerabilidade Muito Alta. As áreas mais vulneráveis correspondem às áreas escarpadas e de declividade superiores a 50%, onde a formação do solo é dificultada e os processos morfogenéticos intensificados. Entende-se que a implementação da APA permite a conservação dos elementos naturais que compõem essa paisagem naturalmente vulnerável, uma vez que atividades antrópicas degradantes podem aumentar sua vulnerabilidade.

Cómo citar
RODRIGUES, L. P.; LEITE, V. A. W.; AYACH, L. R. ANÁLISE DA VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) ESTRADA PARQUE DE PIRAPUTANGA, MUNICÍPIOS DE AQUIDAUANA E DOIS IRMÃOS DO BURITI (MS). Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 27, p. 58-83, 11.
Sección
Artigos