RESISTÊNCIA CAMPONESA E ÓBICE À ORGANIZAÇÃO POLÍTICA COLETIVA DOS AVICULTORES INTEGRADOS À COPAGRIL EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ

  • Edson Luiz Zanchetti da Luz Unioeste
  • Djoni Roos

Resumen

O presente trabalho analisa a permanência da classe camponesa frente ao desenvolvimento do capitalismo no campo, sob a ótica da recriação do campesinato através da lógica contraditória, desigual e combinada do sistema capitalista. Neste contexto, é que se insere a produção de aves realizada geralmente em pequenas propriedades rurais, a qual ilustra tal processo através da utilização do trabalho familiar camponês e da canalização da renda da terra camponesa para as camadas capitalistas. Será realizado também rápido resgate do histórico de lutas camponesas na região de estudo buscando compreender de que forma se estabelece a relação entre os avicultores de Marechal Cândido Rondon com a cooperativa Copagril e de que forma está relação impossibilita a organização política dos camponeses integrados a ela.

Publicado
2020-06-01
Cómo citar
LUZ, E. L. Z. DA; ROOS, D. RESISTÊNCIA CAMPONESA E ÓBICE À ORGANIZAÇÃO POLÍTICA COLETIVA DOS AVICULTORES INTEGRADOS À COPAGRIL EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 31, p. 143-177, 1 jun. 2020.
Sección
Artigos