A TERRITORIALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRÊS LAGOAS/MS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA GESTÃO LOCAL

  • Lidiane Antonia Ferreira Universidade Federal de Três Lagoas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/agb-tl.v1i36.12477

Résumé

O objetivo geral deste artigo foi apreender a territorialização da Política de Assistência Social no município de Três Lagoas (MS). Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico da temática com abrangência nacional e pesquisa documental, com posterior tratamento da legislação, normativas e resoluções coletadas. A posteriori, foram coletados dados do Cadastro Único do Governo Federal, por meio do Setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social. Procedeu-se análise qualiquantitativa, que fundamentou a codificação, o mapeamento e ilustração cartográfica de onde se encontram territorializados o público beneficiário do “Programa Bolsa Família”. Ressalta-se que o debate da Geografia e do seu conceito de Território no âmbito da Política Pública de Assistência Social, iniciado nos anos 2000, confere o sentido do debate para a política pública em tela. Para estruturação da pesquisa, fora trabalhado com dados secundários do ano de 2020, obtidos junto à Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas, no setor de Vigilância Socioassistencial. Com o levantamento quantitativo de beneficiários, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ana Maria, na região oeste da cidade, apresentou o maior número de beneficiários, um total de 1.316 usuários do Programa Bolsa Família, apresentando baixa renda per capita; baixo nível de escolaridade e escassa oportunidade de emprego. O CRAS Amélia, na porção norte da cidade, apresentou menor concentração de beneficiários, num total de 401 usuários. Diante desse cenário, a atuação preventiva dos Centros de Referência de Assistência Social consiste em estratégias para superação da situação posta em vulnerabilidade social.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Pública de Assistência Social, Território; Programa Bolsa Família; Política de Assistência Social; Redes.

 

Biographie de l'auteur

Lidiane Antonia Ferreira, Universidade Federal de Três Lagoas
Bacharel em Serviço Social, Assistente Social, Especialista em Políticas Sociais, Mestranda em Geografia (PPGGEO - CPTL)
Publiée
2023-03-17
Rubrique
Artigos