REFLEXÕES SOBRE EDITORAS E AUTORES DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO (PNLD)
Résumé
O livro didático é um importante instrumento para o ensino de geografia, além do uso que o professor faz em sala de aula, o livro didático deve ser analisado em diversas perspectivas, desde sua produção, sua venda e suas consequências no processo de ensino aprendizagem e de divulgação da ciência, neste caso, a geografia na educação básica. Este texto é parte de uma iniciação científica que busca identificar o comportamento da geografia no livro didático do ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados aqui apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa nos guias dos PNLD ensino médio de Geografia de 2009 a 2021, tendo como objetivo mapear as editoras que dominam o PNLEM de Geografia e os autores que contribuem para definir qual geografia será abordada no ensino médio. Foi possível identificar que existe o predomínio de algumas editoras no mercado e que a nova organização do ensino médio aprovada em 2017 transformou o contexto de autores de livros didáticos.
PALAVRAS-CHAVE: Geografia Escolar; PNLD; Mercado.
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653)
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