MORFOLOGIA URBANA DE NHAMUNDÁ (AM): SÍTIO, SITUAÇÃO E SISTEMAS TERRITORIAIS
Résumé
RESUMO: O objetivo do artigo é analisar a morfologia urbana de Nhamundá (AM) relacionando aspectos de sítio às diversas relações tecidas pelos principais sistemas territoriais. Inicialmente descreve-se como a base física municipal e a posição da sede em relação à rede urbana regional condicionam dinâmicas de distribuição da população, usos do solo e redes urbanas em Nhamundá. O segundo item aborda como a circulação fluvial, a centralidade comercial e os principais sistemas territoriais locais da economia popular (modelo analítico do Sistema Territorial Urbano-ribeirinho) inserem Nhamundá nas redes urbanas do Amazonas e Pará. O terceiro item apresenta resultados e discussões relativos aos elementos da morfologia urbana: evolução do plano e relações com o sítio urbano e a fisionomia urbana. Conclui-se que aspectos do relevo municipal e do sítio são condicionantes no desenvolvimento da situação de Nhamundá, cuja morfologia urbana é modelada partir da dinâmica de seus sistemas territoriais.
PALAVRAS-CHAVE: Sítio; Situação; Sistemas Territoriais; Morfologia; Redes Urbanas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.




