A TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL A PARTIR DO PROCESSO DE ESTRANGEIRIZAÇÃO DA TERRA: o estudo de caso da cana-de-açúcar

Auteurs

  • Lorena Izá Pereira

Résumé

A estrangeirização é analisada como um processo que ocorre em todo o mundo, especialmente para países da África e da América Latina, pois possuem terras disponíveis a preços baixos, legislação flexível e ineficiente o controle do Estado. Ao abordar esta corrida mundial por terras em pleno século XXI, é necessário discutir questões referentes aos agrocombustíveis e a agroenergia, uma vez que são estes que definem a atual fase da estrangeirização da terra no Brasil. Desde o início do século XXI ocorre uma intensificação do processo territorialização do agronegócio transnacional na cana-de-açúcar no Brasil. Em 2006, apenas 3% da produção de açúcar e etanol no Brasil era de responsabilidade das empresas transnacionais, já em 2014 o capital transnacional foi o responsável por 33% da produção de açúcar e etanol, um aumento enorme em um curto período tempo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2017-05-05

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

IZÁ PEREIRA, Lorena. A TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL A PARTIR DO PROCESSO DE ESTRANGEIRIZAÇÃO DA TERRA: o estudo de caso da cana-de-açúcar. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 25, p. 69–93, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/3848. Acesso em: 31 janv. 2026.